1254485965

1422 palavras 6 páginas
Autores:
- Tarsila do Amaral
- Mario de Andrade
- Manuel Bandeira
- Graciliano Ramos
- Carlos Drummond de Andrade
- Cecília Meireles
- Vinicius de Moraes
- Alcântara Machado
- Jorge Amado
- Di Cavalcanti

Obras:
- Auto- retrato (Tarsila do Amaral)
- Há uma gota de sangue em calda poema – 1917 (Mario de Andrade)
- Estrela da manha - 1936 (Manuel Bandeira)
- Brandão entre o mar e o Amor (Graciliano Ramos)
- Caso do vestido – 1983 (Carlos Drummond de Andrade)
- Retrato natural – 1949 (Cecília Meireles)
- O caminho para a distancia – 1933 (Vinicius de Moraes)
- Mana Maria – 1936 (Alcântara Machado)
- Capitães da areia – 1937 (Jorge Amado)
- Rio de janeiro noturno – 1963 (Di Cavalcanti

Biografia Critica:
Tarsila do Amaral: Nascida em 1º de setembro de 1886, na Fazenda São Bernardo, em Capivari, interior de São Paulo, era filha de José Estanislau do Amaral Filho e de Lídia Dias de Aguiar, e neta de José Estanislau do Amaral, cognominado “o milionário” em virtude da imensa fortuna acumulada em fazendas do interior paulista.
Seu pai herdou a fortuna e diversas fazendas, onde Tarsila e seus sete irmãos passaram a infância. Desde criança, fazia uso de produtos importados franceses e foi educada conforme o gosto do tempo. Sua primeira mestra, a belga Mille. Marie van Varemberg d’Egmont, ensinou-lhe a ler, escrever, bordar e falar francês. Sua mãe passava horas ao piano e contando histórias dos romances que lia às crianças. Seu pai recitava versos em francês, retirados dos numerosos volumes de sua biblioteca. Tarsila era tia do geólogo Sérgio Estanislau do Amaral.
Tarsila do Amaral estudou em São Paulo, em colégio de freiras do bairro de Santana e no Colégio Sion. E completou os estudos em Barcelona, na Espanha, no Colégio Sacré-Coeur.
Começou a aprender pintura em 1917, com Pedro Alexandrino Borges. Mais tarde, estudou com o alemão George Fischer Elpons. Em 1920, viaja a Paris e freqüenta a Academia Julian, onde desenhava nus e modelos vivos

Relacionados