Conhecendo os ossos e o sistema esquelético
Introdução do tema:
Através do diálogo com a turma, pedindo que toquem o braço, a cabeça etc e procurem sentir os ossos de seu corpo.
Indagação e instigação: Por que você tem ossos? Para que eles servem? Você saberia dizer o nome de algum osso de seu corpo? Professor: inicie o assunto questionando a turma sobre o que faz nosso corpo ficar em pé. Deixe-os se manifestarem, é possível que eles associem aos ossos. Instigue-os a pensar na importância do esqueleto.
IGUAL MARIA MOLE
Imagine um boneco de pano que não consegue ficar em pé sozinho. Pois é assim que nós seríamos se não fosse o esqueleto!
Ele representa o conjunto de ossos do nosso corpo e dos animais vertebrados que, para ser eficiente precisa ter muitos ossos e de vários formatos.
Para você ter uma idéia, um adulto tem aproximadamente 206 ossos para sustentar o corpo e para cada movimento que realizamos um grupo de ossos entra em ação. A criança tem um número maior porque, como está em crescimento, existem alguns ossos que ainda não se uniram.
O sistema esquelético desempenha várias funções importantes, tais como: sustentação dos tecidos moles de nosso corpo, proteção de nossos órgãos (um exemplo é a caixa torácica que protege o coração e os pulmões).
Além disso, os ossos em conjunto com os músculos são responsáveis pelos movimentos. Um outro dado importante, a saber, a respeito dos ossos, é que noventa e nove por cento do cálcio que possuímos em nosso corpo está depositado neles.
A maior parte dos ossos do corpo humano pode ser classificada da seguinte forma: ossos longos (ex.: fêmur), ossos curtos (ex.: ossos do carpo), ossos planos (ex.: costelas) e ossos irregulares (ex.: vértebras).
Existem ossos de diversos tamanhos, o que está relacionado às suas respectivas funções. Por exemplo, o site Kid's Health explica que os ossos da perna são muito longos e fortes por terem que sustentar o peso de todo o corpo. Já os ossos menores, localizados