Teste psicologico wisc
WISC III – Avalia a inteligência geral. O pressuposto do teste é que a inteligência geral não é a soma de muitas capacidades, mas sim uma característica global inerente às diversas manifestações do pensamento e que esta capacidade geral é possível de ser avaliada através de uma variedade de tarefas e perguntas.
Idade: 6 aos 16 anos.
Indicado: Principalmente para quantificação de QI quando há dificuldade escolar. Dividido em ESCALA VERBAL e ESCALA DE EXECUÇÃO.
Importante: A criança não deve visualizar o material dos subtestes. Por isso recomenda-se deixar o material encima de uma cadeira. Se possível, deve ser utilizada uma prancheta para o manuseio da folha de registro.
A ordem de administração dos subtestes é a seguinte:
1)Completar Figuras, 2) Informação, 3) Código, 4)Semelhanças, 5)Arranjo de Figuras, 6)Aritmética, 7)Cubos, 8)Vocabulário, 9)Armar Objetos, 10)Compreensão, 11)Procurar Símbolos, 12)Dígitos, 13)Labirintos.
O que cada subteste avalia?
1) Completar Figuras – Reconhecimento e memória visual, organização raciocínio. Interesse e atenção ao ambiente, concentração e percepção das relações todo-parte. Envolve a função do juízo prático e conceitual e memória remota.
2) Informação – Extensão do conhecimento adquirido. Qualidade da educação formal e motivação para o aproveitamento escolar. Avalia a memória, compreensão, capacidade de associações e curiosidades intelectual.
3) Código – Velocidade de processamento. Envolve coordenação visomotora, manutenção da atenção e memória e exige rapidez, precisão, motivação e persistência numa tarefa monótona.
4) Semelhanças - Raciocínio lógico e formação conceitual verbal (pensamento abstrato). Desenvolvimento da linguagem e fluência verbal. Exige memória imediata, compreensão, capacidade de pensamento associativo.
5) Arranjo de Figuras – Capacidade para organizar