teste iodo
Proponente
(Discente)
Annielson de Souza Costa
Título do Projeto
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTIL: a contribuição na reinserção dos usuários na sociedade.
Instituição:
Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão-FACEMA
Curso Vinculado:
Enfermagem
Orientador:
Ana Carla Marques da Costa
Co-Orientador:
Surama Almeida
Discentes participantes: Grande Área/ Área:
Saúde. Doenças Mentais. Saúde da Criança
Palavras Chave: Saúde Mental, Desinstitucionalização, Reinserção Social, Centro de Atenção Psicossocial, Serviço de Saúde Mental.
1. Introdução
A loucura tem sido uma companheira inseparável do homem ao longo de todo o seu trajeto conhecido pela historia (COSTA; NILSON; TUNDIS, 1987). Segundo Fernandes e Moura (2009), antes do século XIX não existia o conceito de doença mental, nem mesmo uma separação entre razão e loucura. De acordo com esses autores a concepção da loucura é uma construção histórica. Sendo assim, o percurso histórico do Renascimento até os tempos atuais tem o sentido da progressiva separação e exclusão da loucura do meio das experiências sociais.
Os sujeitos que sofrem de algum transtorno mental revelam-se como os mais excluídos socialmente. Ainda de acordo com Fernandes e Moura (2009) a separação não é somente física, esta perpassa pelo campo social, como uma espécie de bloqueio invisível que impede a ruptura de antigos paradigmas. Dessa forma podemos constatar que essas pessoas possuem menores redes sociais do que a média dos demais indivíduos. Obtiveram-se, contudo, grandes avanços pós-reforma psiquiátrica, no Brasil, a terapêutica da Saúde Mental tem incorporado os novos preceitos estabelecidos por ela.
O cuidado ao paciente com transtorno metal faz perceber a grandeza da psique humana, esse universo admiravelmente desconhecido desperta singular fascínio. E é buscando entender um pouco mais dessa