Relatório Bioquímica - Teste Benedict, Molish e Seliwanoff
Identificação de Carboidratos
Disciplina:
Bioquímica prática
Professora:
Componentes do grupo:
Data:
08/05/2014
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são as moléculas mais abundantes da terra e sua estrutura é, geralmente, composta por carbonos, hidroxilas e carbonila (cetona ou aldeído). Eles possuem diversas funções, como o armazenamento de energia (glicogênio nos animais e amido nos vegetais), a proteção, a função estrutural, a sinalização, entre outras. Assim, essas moléculas apresentam grande importância e, por isso, sua identificação é fundamental.
Para a identificação do tipo de carboidrato presente em diferentes soluções, é necessária a utilização de alguns testes que reagem com determinados açucares e não reagem com outros. Durante a aula prática, foram utilizados quatro testes: Teste de Benedict, Teste de Molish, Teste de Seliwanoff e Teste de Iodo.
O objetivo da aula foi identificar o carboidrato presente em uma solução desconhecida a partir do uso desses quatro testes. Para isso, durante cada teste era necessário o uso de um controle positivo (açúcar que dá positivo para a reação) e de um controle negativo (açúcar que dá negativo para a reação), além do açúcar desconhecido. A partir disso, foi fundamental observar com quais testes a solução desconhecia reagiu e com quais ela não reagiu e, também, compará-la com os outros açucares para, enfim, identificá-la.
TESTE DE BENEDICT
Metodologia:
Com o auxílio de uma pipeta automática, usamos três tubos de ensaio marcados como controle positivo, controle negativo e o carboidrato desconhecido, nas seguintes quantidades:
Controle positivo: colocamos 0,5mL de lactose e adicionamos 0,1mL do reativo de Benedict;
Controle negativo: colocamos 0,5mL de sacarose e adicionamos 0,1mL do reativo de Benedict;
Desconhecido: colocamos 0,5 mL do açúcar desconhecido e adicionamos 0,1mL do reativo de Benedict.
Posteriormente a esses procedimentos, os