Teste de Solubilidade
Carlos Henrique B. Ferreira,Pedro Henrique B. Rebouças
Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR
E-mail: bitencourt_carlos@hotmai.com, pedrobreboucas@hotmail.com
Resumo. Este artigo tem como objetivo apresentar alguns aspectos sobre a solubilidade de algumas substancias conhecidas, através de testes básicos para poder determinar a solubilidade por meio de um estudo sequencial com solventes situando cada uma das substancias apresentadas com o objetivo de classificar os compostos orgânicos em grupos e para compreender melhor algumas reações que acontecem no laboratório de química. De acordo com a literatura presente notou-se que o álcool etílico e a acetona pertencem ao grupo (S1, álcoois, aldeídos, cetonas), o ácido acético pertence ao grupo (SA, ácidos carboxílicos monofuncionais), o naftaleno ao grupo (I, inertes) e o ácido salicílico ao grupo (A1, ácidos orgânicos fortes).
Palavras-chave: Solubilidade, compostos orgânicos, grupos.
1. INTRODUÇÃO
A solubilidade é de extrema importância em processos realizados em laboratórios químicos. Dentre muitas informações que pode-se retirar da solubilidade, a identificação de substâncias desconhecidas é uma das mais importantes.
Grande parte dos procedimentos realizados no laboratório de Química são feitos em solução ou envolvem propriedades relacionadas à solubilidade de compostos orgânicos.
Diversos são os fatores que afetam a solubilidade, como por exemplo, as interações soluto-solvente, onde há uma tendência natural das substâncias se misturarem. Entretanto, se isso fosse tudo o que estivesse envolvido, o esperado seria que as substâncias fossem completamente solúveis umas nas outras em geral, quanto mais fortes as atrações entre as moléculas de soluto e de solvente, maior a solubilidade. Solubilidade de compostos orgânicos também é muito importante para a caracterização química. Testes