teste de software
Critérios Ergonômicos de Usabilidade
A busca da usabilidade na interação Humano-Computador consiste em proporcionar aos usuários o alcance de seus objetivos e a satisfação de suas necessidades em determinado contexto.
Neste sentido, a existência de propriedades desejáveis nos produtos, sob a forma de critérios ergonômicos de usabilidade, contribui para a melhora do nível de usabilidade destes produtos. Somado a isso, medidas de usabilidade de eficácia, eficiência e satisfação podem ser determinadas para o alcance de
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0310214/CA
metas gerais ou mais específicas.
6.1.
Requisitos ergonômicos da IS0 9241-11
Criada em 1998 pela International Standard Organization, a norma ISO
9242-11 foi adotada pela ABNT em agosto de 2002 na forma da NBR 9241-11.
Esta norma definiu oficialmente o conceito de usabilidade, e estabeleceu, de forma ampla, diretrizes para sistemas computacionais a fim de permitir que o usuário atinja seu objetivo e a satisfação de sua necessidade em um contexto particular. Quando são selecionadas as medidas de usabilidade para os objetivos principais do usuário, é preciso focar no processo utilizado pelo usuário para atingir seu objetivo geral inicial.
Cap.6 – Critérios ergonômicos de usabilidade
64
Figura 15 – Estrutura da usabilidade segundo a ISO 9241-11
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0310214/CA
Nesta norma ISO, usabilidade e outros compostos utilizam as seguintes definições: Usabilidade: Medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos, para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação, em um contexto específico de uso.
Eficácia: Acurácia e completude com as quais usuários alcançam objetivos específicos. Eficiência: Recursos gastos em relação à acurácia e abrangência com as quais usuários atingem objetivos.
Satisfação: Ausência do desconforto e presença de atitudes positivas para com o uso de um produto.
Usuário: Pessoa