receita
9.ºano
Organismo humano em equilíbrio
Opções que interferem no equilíbrio do organismo (II)
História do álcool
Pensa-se que as bebidas alcoólicas terão tido origem na Pré-História, mais precisamente durante o período Neolítico, quando surgiu a agricultura e foi inventada a cerâmica. Assim, há cerca de 10 000 anos, o ser humano consegue, a partir de um processo de fermentação natural, produzir álcool.
As primeiras bebidas elaboradas e consumidas pelo homem foram a cerveja de arroz, na Índia, ou de cevada, no antigo Egito.
O álcool estava, inicialmente, ligado a cerimónias religiosas das quais são exemplo o culto a
Dionísio pelos gregos e a adoração de Baco pelos Romanos.
O processo de destilação do álcool foi introduzido na Europa pelos árabes, na Idade Média, surgindo, assim, novos tipos de bebidas alcoólicas, que passaram a ser consideradas como um remédio para todas as doenças. Foi nessa altura que surgiu o whisky (bebida cujo nome tem origem no gaélico usquebaugh, que significa "água da vida").
O álcool tornou-se num importante produto comercial aquando das trocas com as colónias (pois produtos como a aguardente e o rum, entre outros, não sofriam deterioração com as distâncias nem com o tempo), oferecendo elevados lucros aos seus comerciantes.
Depois da Revolução Industrial registou-se um grande aumento na oferta de bebidas alcoólicas como o rum e outras similares, facto que contribuiu para um maior consumo de álcool. Este comportamento conduziu a uma subida do número de pessoas que passaram a apresentar problemas de alcoolismo (consumo excessivo de álcool). Foi neste contexto que surgiram as leis de proibição do álcool – lei seca (anos 20, Estados Unidos) – e as campanhas de prevenção, nos países desenvolvidos, a partir da década de 60, do século XX.
www.escolavirtual.pt
© Escola Virtual
1/1