Teste de software
O teste do software é a investigação do software a fim de fornecer informações sobre sua qualidade em relação ao contexto em que ele deve operar; tais como disponibilidade, desempenho, erros e melhorias. Tem como objetivo melhorar a qualidade do software dando assim mais credibilidade ao mesmo.
Este teste pode ainda diminuir o custo do desenvolvimento do software antecipando erros e a correção diminuindo assim também o tempo para implementação em produção.
Deve ser feito em toda estrutura envolvendo não só o software como a infraestrutura que vai comportar o sistema em um todo. Neste caso devem ser feitos testes o mais próximo da estrutura real que vai atender este sistema, levando em consideração as informações contidas no sistema.
Devemos levar em consideração que o teste de software é um dos processos que envolvem a engenharia de software, então ele deve estar interligado com os outros processos desde o levantamento de requisitos, visto que para testar necessariamente você precisa saber como, o que e quando testar.
Quanto ao ambiente de teste:
O ambiente de teste deve ser isolado do desenvolvimento e da produção, sendo este restrito a equipe de teste, para dar mais confiança aos testes realizado.
Além disto, os três ambientes devem estar o mais próximo possível, e devem seguir o fluxo sem a falha de um dos processos, para que se tenha um teste eficaz e de confiança.
Técnica de teste
Ou seja, como testar o software, é o processo que assegura o funcionamento correto de alguns aspectos do software ou de uma unidade do software. Existem dois tipos de técnicas de teste de software: A Estrutural que tende a revelar erros que ocorrem durante a codificação do programa, é conhecida também como técnica de “Caixa Branca” essa técnica não determina o funcionamento correto da aplicação e sim da estrutura. E a Técnica de Teste Funcional que garante o cumprimento dos requisitos pelo