teste de chama
1.2) Modelo atômico de Bohr: O modelo de Rutherford tinha alguns problemas sérios: um átomo contendo um núcleo pequeno positivamente carregado deveria ser instável, se os elétrons estivessem parados, nada os impediria de serem atraídos para o núcleo. Figura 1 - Camadas Fonte: Google Imagens A teoria de Bohr trouxe uma contribuição importante para compreensão da estrutura atômica (Figura 1). Seu primeiro sucesso foi à explicação dos espectros de emissão dos átomos. A emissão da luz era provocada por uma descarga elétrica através do hidrogênio. Alguns destes átomos podem adquirir um excesso de energia interna e emitir luz na região do visível, ultravioleta ou infravermelho (Figura 2).
Seu pensamento estava baseado em alguns postulados: No átomo, só é permitido ao elétron estar em certos estados estacionários, sendo que cada um deles possui uma energia fixa e definida. Quando um átomo estiver em um destes estados, ele não pode emitir luz. No entanto, quando um estado de alta energia para um de menor há emissão de um quantum de radiação.
3) Objetivo: O objetivo desta atividade prático-laboratorial visa observar a coloração da chama através da combustão de algumas substâncias, comparando os resultados obtidos com uma tabela de cores e elementos – análise elementar por via seca, identificando os elementos químicos metálicos pelo teste da chama. O teste de chama é um ensaio utilizado na química analítica que permite detectar a presença de alguns