criando meninos
...
Uma nota importante
iv
I. 0 que há com os meninos ?
5
2. Os três estágios da infância
8
3. Testosterona!
37
4. As diferenças entre os cérebros de meninos e meninas
53
5. 0 que os pais podem fazer
67
6. Mães e filhos
85
7. Desenvolvendo uma sexualidade saudável
109
8. Uma revolução na educação
128
9. Os garotos e o esporte
150
1 0. Um desafio para a comunidade
161
Apêndice
166
Agradecimentos
167
UMA NOTA IMPORTANTE
Houve um tempo, nem tão distante assim, em que se valorizavam mais os meninos e se pensava que as meninas não seriam capazes de fazer tudo que eles faziam.
As famílias empregavam todos os recursos possíveis na educação dos filhos, mas acreditavam que gastar dinheiro com a educação das filhas seria "desperdício". 0 menino recebia a melhor alimentação e as melhores roupas porque nele estava o futuro da família. 0 nascimento de um garotinho era visto como uma bênção; o de uma garotinha era falta de sorte.
Ainda hoje, na Tailândia e no Nepal, por exemplo, meninas podem ser compradas e vendidas e, em algumas regiões da China, os bebês do sexo feminino podem ser abandonados para morrer. Para nós, isso parece terrível. No entanto, aqui mesmo, uma longa e árdua luta aconteceu para que as meninas tivessem o mesmo valor e as mulheres pudessem alcançar todo o seu potencial. E essa luta continua.
Ao escrever um livro sobre os meninos e suas necessidades especiais, não pretendo, de modo algum, diminuir os esforços feitos em toda parte para promover mulheres e meninas. Mas está dolorosamente claro (para qualquer um que abra um jornal) que os meninos também estão sofrendo. Um mundo melhor depende de indivíduos mais felizes e mais saudáveis. Se queremos mais homens bons no mundo, precisamos começar a tratar os meninos com menos reprovação e mais compreensão.
Steve Biddulph
O
CAPÍTULO I
QUE HÁ COM OS MENINOS ?
N
a noite passada,