Dilatação
Termicamente, os líquidos se comportam como os sólidos, sofrendo uma dilatação volumétrica quando submetidos a uma variação de temperatura. A dilatação aumenta o seu volume, mas mantém sua massa constante, então, 10 kg de água possui diferentes volumes a 10 °C e 30 °C.
Usando como exemplo a gasolina, que possui um coeficiente de dilatação alto se comparado a outras substâncias, onde você paga pelo volume abastecido e não pela massa de combustível, é mais vantajoso abastecer em um horário em que essa massa de gasolina ocupa o menor volume possível. Mas quando isso acontece?
O melhor horário para abastecer o seu veículo, então, é no início da manhã, pois o combustível no tanque do posto estará mais frio. A gasolina quanto mais fria, maior sua densidade, então, é melhor abastecer nessa situação. Como o processo de absorção de calor não é algo instantâneo, o combustível estará mais frio no início da manhã, pois passou a noite toda perdendo calor, enquanto no fim da noite, estará mais quente.
A gasolina e o álcool são vendidos por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume desses combustíveis.
Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de combustíveis são subterrâneos, na tentativa de manter a temperatura o mais constante possível.
Se o combustível ultrapassar o limite indicado no manual, poderá inundar o cânister. O cânister é a peça que fica instalada entre o tanque de combustível e tem o objetivo de filtra vapores, para reduzir os gases prejudiciais que são emitidos pelo veiculo. Com o cânister inundado, além dessa importante filtragem não acontecer, o combustível pode fazer com que os carvões desse componente se desprendam, danificando outros itens mecânicos.
Então, tome cuidado, não vá encher muito o tanque do seu carro, pois está correndo o risco do combustível transbordar.