Lua e Marés
É verdade que a Lua influencia as marés?
O movimento das águas do mar e dos grandes lagos chama-se maré, e provoca uma verdadeira dança de vai-e-vem no nível das águas. A explicação para este fenômeno surgiu após a lei da gravitação, de Isaac Newton, que relacionou intimamente o movimento das marés com a posição do Sol e da Lua e com as forças de atração correspondentes.
A Lua sempre esteve associada à procriação e, durante muito tempo as pessoas procuravam reger certas atitudes de suas vidas de acordo com as fases da Lua. Ainda hoje se verifica isto quando as pessoas fazem dieta da lua ou cortam o cabelo na lua minguante ou na lua crescente, de acordo com o que desejam.
Há desde a antiguidade muitos mitos sobre a Lua. Os povos antigos costumavam associar à Lua os ciclos da vida e da morte, devido às suas fases crescente, cheia, minguante e nova. A influência da Lua sobre as marés é o único efeito lunar comprovado pela ciência. Nas marés mais fortes, provocadas pelas luas Nova e Cheia, as águas sobem e descem com muita violência. O contrário ocorre nas luas crescente e minguante, quando as marés são mais baixas.
Como ocorre esta influência?
Isto acontece devido à atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra e seus elementos.
O que é isso? Veja só, nosso planeta está se movimentando o tempo todo, não é? Rotação e Translação são movimentos da Terra. Se a Terra se movimenta, porque nós não "caímos dela" ou ficamos tontos com tanto "giro"? Isto ocorre porque estamos "presos" à Terra pela força de gravidade que nos atrai para ela.
Da mesma forma, a Lua não se "perde" no espaço porque existe uma força gravitacional entre ela e a Terra que a "prende" ao nosso planeta. Por isto quando a Lua está Cheia ou Nova, sua força de gravidade age mais fortemente sobre a Terra, afetando as marés.