Teste de chama
Bico de Gás e Reação de Amostras Submetidas ao Fogo
1. OBJETIVOS
- Conhecer o funcionamento do bico de gás;
- Realizar teste analítico de coloração de chama.
2. INTRODUÇÃO
Bicos de Gás Os Bicos de Gás são usados geralmente em laboratórios para aquecer amostra de algum material que seja necessário, o bico mais comum é o de Bunsen. O Bico faz a queima de GLP, Propano, Butano e Gás Natural.
Em geral, o bico de gás é formado por um tubo metálico, na sua base a entrada de gás e no fim do tubo recortes laterais com um anel rotatório que fecha ou abre esse cortes, que são responsáveis pela entrada de ar. O gás entra no tubo por baixo e sobe até a ponta aonde vai ser queimado, o ar é misturado através dos recortes feitos um pouco acima da base na lateral do tubo. A quantidade de ar é controlada girando o anel que fica sobre os recortes. Nesse teste utilizamos o GLP como combustível para experimento.
A primeira etapa para acender o bico de gás é fechar a entrada de ar, depois liga o gás e acende o queimador. A primeira chama que acenderá vai ser amarela, chamada de “Chama não luminosa”, isto ocorre devido à queima incompleta do combustível. Essa chama é incapaz de aquecer algumas substancias.
Para obter a chama luminosa, que produz a queima total do combustível usado pelo bico de gás e gerar o calor necessário para realizar o experimento Deve-se abrir a entrada de ar até que sua coloração se torne azulada. Fica visível na chama, duas regiões diferentes, a interna que é mais fria, chamada de zona redutora, e a externa, quase invisível chamada de zona oxidante. A parte mais quente da chama alcança a temperatura em torno de 1560 °C.
Figura 1 – Bico de Bunsen : Wikipédia.com
A queima das Substâncias
A Química Analítica Quantitativa é a área da Química que cria, desenvolve estuda e aplica os métodos para a determinação da natureza de uma substância ou de seus constituintes.
A identificação de cátions e ânions através da analise