Teste da Chama
Experimento 3
Exercícios
1) O teste da chama é fundamentado no fato de que quando um elemento recebe energia, alguns elétrons da última camada, recebem essa energia, ficando no estado excitado, saltando um nível de energia, quando esses elétrons voltam ao estado normal, eles liberam a energia que absorveram em forma de radiação, esta varia de acordo com cada elemento, liberando um diferente comprimento de onda, alguns elementos possuem comprimento de ondas que estão na faixa do espectro visível, ou seja, conseguimos enxergar essas radiações em forma de cores.
2) O teste de chama pode ser aplicado a todos os metais mas a identificação difere de um pra outro, como por exemplo os metais alcalinos que possuem um elétron livre na sua última orbital eles são identificados facilmente por não precisar de uma alta energia calorifica proveniente da chama para excitar o elétron fazendo com que ele alterne seu nível energético emitindo o espectro.
3) O sódio é um componente ou contaminante comum em muitos compostos, em contato com a chama libera uma cor amarela intensa que tende a dominar outras cores, com isso a cor da chama é geralmente observada através de um vidro de cobalto azul para filtrar o amarelo produzido pelo sódio e permitir a visualização de cores produzidos por outros compostos.
4) O espectro eletromagnético é uma radiação emitida por elétron que altera seu nível energético ao ganhar energia, essa radiação forma comprimento de ondas que muitas vezes estão na região visível como foi observado no experimento. Espectro atômico é a característica de cada elemento no seu estado atômico.
5) A energia fornecida aos compostos foi energia calorifica, ao entrar em contato com essa energia o elétron sai de um nível menos energético para o nível mais energético, alternando assim seu orbital e emitindo uma radiação.
6) O elétron ao avançar para o nível energético maior emite uma radiação, após emitir essa radiação e avançar ao nível