Resumo: Livro Consertos e Remendos (Claudio de Moura e Castro) Capítulo I
(Claudio de Moura e Castro)
Capítulo I
I. O futuro de um país mal educado
“A educação não deve competir com a defesa nacional, com o déficit no balanço de pagamentos, com a luta contra as drogas ou a AIDS. Pensemos na educação como uma solução para estes problemas” (David Kearns, Presidente da Xerox Corporation). Em O futuro de um país mal educado defende a idéia de que os países que cuidam bem da sua educação são aqueles que estão tendo sucesso econômico; e quem tropeçou na educação, murchou no crescimento. Neste capitulo vemos o elo entre educação e desenvolvimento.
A redescoberta da educação
O autor destaca a Teoria do Capital Humano, evidenciando as décadas de 60 e 70 países como Estados Unidos, Inglaterra, França,Países escandinavos, Japão e Alemanha que cresciam devido gastos e despesas em escolas. O Brasil também crescia economicamente, porém devido petróleo sem nenhum investimento na educação. Mas há surpresas. A Inglaterra, que tropeçou com educação e treinamento, teve também o seu crescimento econômico prejudicado. Pior, os Estados Unidos, inovadores sem par na educação, andam se atrapalhando com seu ensino básico. E Perdem ao mesmo tempo a liderança em algumas áreas estratégicas. Finamente dispara o crescimento dos tigres asiáticos. Recorde de suas crianças na matemática e ciências bate os recordes mundiais.
A automação vem aí, é só apertar o botão
As novas tecnologias precisam de recursos humanos.
Aponta a relação da qualidade dos recursos humanos e a produtividade, afirma que o que importa é a qualidade dos recursos humanos e o treinamento destes e que empresas como Shell, Xerox e IBM investem de 10% a 20% de sua folha de pagamento em treinamento de pessoal, sendo esta uma das chaves para o sucesso da educação no Brasil.
A educação gorou no Brasil?
Com educação não se brinca e o autor afirma que quem brincou ficou para trás, é o caso do Brasil. Argumenta