Fritjof Capra
Nasceu em Viena, Áustria no dia 1 de fevereiro de 1939. É doutor em Física, cientista, ambientalista, educador e ativista.
Recebeu, em 1966, seu doutorado em física teórica pela Universidade de Viena, e tem dado palestras e escrito extensamente sobre as aplicações filosóficas da nova ciência. Atualmente, vive com a esposa e a filha em Berkeley, Califórnia, onde é o diretor do centro de educação ecológica.
Capra tornou-se mundialmente famoso com seu O Tao da física. Nele, traça um paralelo entre a física moderna e as filosofias e pensamentos orientais tradicionais, como o taoísta de Lao Tsé, o Budismo e o Hinduismo.
Outro livro seu tornou-se referência para o pensamento sistêmico: O Ponto de Mutação. Nele, Capra compara o pensamento cartesiano, reducionista e o paradigma emergente do século XX, holista ou sistêmico (que vê o todo como indissociável, de modo que o estudo das partes não permite conhecer o funcionamento do organismo), em vários campos da cultura ocidental atual, como a medicina, a biologia, a psicologia e a economia.
TEORIA SISTÊMICA
O QUE É SISTEMA?
“Os sistemas são totalidades integradas, cujas propriedades não podem ser reduzidas às unidades menores. Em vez de se concentrar nos elementos ou substâncias básicas, a abordagem sistêmica enfatiza princípios básicos de organização” (CAPRA).
Segundo Fritjof Capra, o sistema não é uma máquina formal integrada por engrenagens formais. É, na verdade, um “sistema vivo” e integrado entre suas partes, uma complexa teia ou uma complexidade organizada. No qual pode ser subdivido em:
Máquinas, que são construídas e funcionam conforme cadeias lineares de causa e efeito e organismos, que crescem e se formam em um processo. Concluindo assim, que não são sistemas lineares, mas flexíveis e dinâmicos, pois são de certa forma autônomos, estão em constante interação com o meio, são comprometidos com a renovação.
“A estabilidade de sistemas auto-organizados é profundamente dinâmica e não