Resumo cap 4 o ponto de mutação Fritjof Capra
Uma nova física se desenvolvia no século XX, a visão de mundo cartesiana e os princípios da física newtoniana mantinham influência sobre o pensamento científico ocidental. Uma nova concepção do universo surgiu da física moderna. A ciência moderna tomou consciência que todas as teorias são APROXIMAÇÕES da verdadeira natureza da realidade e que é valida pra uma certa gama de fenômenos, por isso surgem novas teorias para ampliar uma abordagem. Os cientistas encontram teorias limitadas e aproximadas. Luis Pasteur: “A ciência avança através de respostas provisórias...”.
O modelo newtoniano serve de base para várias ciências, por isso cada ciência terá que descobrir qual a limitação dessa visão de mundo em cada contexto.
Em biologia, a concepção cartesiana dos organismos como máquinas, constituídas de partes separadas, é base conceitual dominante. O pensamento de que os organismos podem ser reduzidos às suas menores partes, e estudando como eles INTERAGEM, é uma base da biologia moderna. A abordagem de apenas reduzir foi importante, mas é limitada. Os biólogos contemporâneos são difíceis de assumir e focam no método reducionista. Exemplo.: Embriogênese, formação e desenvolvimento do embrião, são vários processos que as células se especializam e interagem com o meio ambiente, uma análise reducionista não explicará. O autor acredita que a mudança da biologia, virá pela medicina, pois adotaram o modelo reducionista e hoje, muitas doenças, são incapazes de curar, e por isso há uma pressão para mudar isso, e ultrapassar os conceitos mecanicistas, utilizando um enfoque mais amplo, holístico da saúde. A Medicina irá influenciar a biologia, por causa da ligação das duas na história, no passado através de dois médicos gregos que iniciaram a bioquímica moderna, no Renascimento também, avanços nas ciências foram realizados por cientistas com formação médica (Lineu, Lamarck, Darwin,etc.).
O modelo cartesiano sofreu êxitos e fracassos desde o