mestrando
POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO QUE RESPEITA AS DIVERSIDADES
HUMANAS.
Marcelo Marques1
2502-7465-2-SM.doc
RESUMO:
Intolerância, xenofobias, homofobias, racismo... Tudo fruto da dificuldade humana de respeitar e aceitar as diferenças. Os Jogos cooperativos apontam um caminho por meio da educação física escolar para a redução da violência e aumento das potencialidades humanas tais como, respeito ao próximo e desenvolvimento da autonomia.
Os relatos de violência gratuita, levam a crer que a sociedade está perdendo a referência de educação e respeito ao próximo. Está na hora de rever os paradigmas da educação. Os Jogos Cooperativos reforçam valores como respeito ao próximo, trabalho em equipe e co-existência. Razão para indicá-los como metodologia na Educação Física.
PALAVRAS CHAVE: jogos cooperativos, metodologias de ensino, diversidade humana. Atos de intolerância, xenofobias, homofobias, racismo, incompreensão à pluralidade religiosa, são frutos da dificuldade do ser humano de respeitar e aceitar as diferenças. Os
Jogos cooperativos apontam um caminho por meio da educação física escolar para a redução da violência e aumento das potencialidades humanas tais como, o convívio com as diversidades, respeito ao próximo e desenvolvimento da autonomia.
1
Graduando em educação física pela ESEFFEGO – UEG.
Integrante do grupo de pesquisa sobre jogos cooperativos e transdiciplinaridade.
Os relatos de violência gratuita,tais como atear fogo em moradores de rua ou o pai de classe média alta que mata a própria filha, levam a crer que a sociedade está perdendo a referência de educação e respeito ao próximo. Está na hora de rever os paradigmas da educação. Para tal é preciso compreender a nossa formação biologicista e cartesiana que vão determinar os nossos parâmetros de normalidade.
A Ciência médica, ao longo da história, vem se esforçando para compreender o homem em seus aspectos biológicos