teste'
O conceito de poliarquia tem o mérito de permitir que a ciência social efetue uma análise mais realística dos regimes democráticos existentes, uma vez que, a partir desse conceito, torna-se possível estabelecer "graus de democratização" e, desse modo, avaliar e comparar os regimes políticos.
Parâmetros de análise
As categorias de análise básica que fundamentam o conceito de poliarquia se referem a "participação política" e "competição política". A participação política envolve a inclusão da maioria da população no processo de escolha dos líderes e governantes; enquanto que a dimensão da competição política envolve a disputa pelo poder político que pode levar ao governo.
A partir dos dois parâmetros de análise mencionados é possível avaliar o grau de democracia de um regime ou sistema político. Quanto maior a inclusão dos cidadãos no processo de escolha dos líderes e governantes (extensão do direito de voto) e quanto mais grupos dentro de uma sociedade competirem pelo poder político, mais democrática é essa sociedade.
Uma democracia atinge seu grau máximo de desenvolvimento (poliarquia) quando o direito de voto abrange a maioria da população e quando a competição pelo poder político envolve grupos distintos, que têm, no entanto, as mesmas chances de chegar ao governo.
Definições de dahl:
Hegemonias fechadas: regimes em que a disputa pelo poder é baixo e a participação e limitada
Hegemonias inclusivas: regimes em que a disputa pelo poder é baixa mas a participação e mais extensa
Oligarquias competitivas: regimes em que a disputa pelo poder é alta mas a participação é limitada
Poliarquias: regimes em que a disputa pelo poder é alta e a participação politica e ampla
Democratização e oposição Pública
Robert A. Dahl quer, ao