Tese
Bruna Dantas Gonçalves E- mail brunadantas_22@hotmail.com
SÍNTESE
A educação tem percorrido caminhos complexos e enfrentado todas as crises que o mundo moderno tem passado, e é certamente, a mais emblemática e a de caráter mais significativo. Inúmeras são as tentativas de propostas que visam amenizar os problemas práticos e teóricos que circundam a área educacional. Como tentativa de resolução dos primeiros, temos notícias de que várias ações são desenvolvidas, tanto no plano estatal como em nível de sociedade civil. No que se refere ao terreno da teoria, também tem sido deveras oportuna a alocação de ditos de autores clássicos que podem contribuir para reflexões produtivas sobre a crise na educação atual.
Assim, tem-se falado muito nos últimos tempos a respeito da importância da educação familiar e escolar para a constituição de uma sociedade mais humanizada, justa, e sem violência. Seria aqui o inicio da conquista da liberdade por meio da educação.
Muitos estudiosos têm tentado mostrar ou levantam debates a respeito da liberdade ou de um amor que não aprisione. Segundo Rousseau, dissertando sobre a bondade natural do homem, esta bondade está fundada sobre a liberdade, e, sobretudo, sobre a liberdade das paixões.
O homem é o único animal dotado de livre arbítrio, portanto ele é senhor de suas escolhas: o capitulo primeiro de Contrato Social diz o seguinte: o homem nasce livre e por toda parte encontra sobre grilhões (Rousseau, 1964, p.351). Nesse "romance da natureza humana", Rousseau tem como objetivo principal demonstrar que o homem da natureza, saindo das mãos do autor das coisas, difere radicalmente do homem civil, que "nasce, vive e morre na sua na sua trajetória sem grandes novidades ou ousadia.
Assim, pensando na liberdade como uma premiação importante para o ser humano,