Terrorismo N 1 10 3
O meu trabalho tem como principal objectivo reconhecer o terrorismo como um problema do mundo actual, da sociedade em que vivemos. Como tal, pretendo apresentar uma explicação deste conceito e para que possamos perceber quais as suas causas e possíveis consequências. Apresentarei portanto os diferentes tipos de terrorismo, os nomes de algumas organizações terroristas, e ainda alguns anexos com informações complementares.
O que é o Terrorismo?
O terrorismo, ainda que não seja de todo, um acontecimento invulgar na sociedade, têm-se vindo a acentuar como um problema da actualidade, relacionando-se com a economia, política e sociedade. Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, por indivíduos, ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida, é a forma escolhida por certas organizações para alcançarem os seus objectivos políticos. Consiste em actos de violência física ou psicológica imprevisíveis, dirigidos a estados, indivíduos, grupos e massas anónimas, de modo a instalar um ambiente de medo generalizado.
Deveremos ainda distinguir o terrorismo indiscriminado, que não tem um alvo defenido, do terrorismo selectivo, que tem um alvo reduzido, limitado, específico e conhecido antes de efectuar o acto com ainda a chantagem, vingança ou eliminação de obstaculos.
Origem do terrorismo
O terrorismo, ao contrário de muitos outros temas, não tem um momento preciso de surgimento histórico. Aliás podemos considerar que o terrorismo se iniciou com origem do Estado, e das sociedades politicamente organizadas, contudo injustas. Desde sempre, quer consideremos uma origem natural ou contratualista para o origem do estado, que as minorias se sentiam revoltadas por não fazerem valer os seus direitos, mesmo abdicando da sua liberdade tal como todos os outros cidadãos.
Tipos de Terrorismo
O fenómeno do terrorismo pode assumir variadíssimas formas, consoante as condições em que os indivíduos se encontram. Podem-se portanto enumerar diferentes tipos de terrorismo.