Terrorismo na copa do Mundo
Trata-se de estudo sobre a probabilidade do Brasil ser acometido por ações terroristas no período da copa do mundo 2014. Inicia-se o estudo contando breves relatos de atos terroristas que tenham ocorridos em eventos de grande porte no mundo a fim de verificar suas características, erros na segurança e acertos. A seguir descreve-se uma análise da existência de grupos terroristas no Brasil e a discussão da inexistência de tipificação do crime de terrorismo na legislação brasileira. Investimento na segurança e preparação para possíveis ataques.
Palavras-chave
Probabilidade de atentado. Terrorismo. Tipificação do crime. Segurança. Copa do mundo 2014.
Copa do Mundo no Brasil
O maior evento da história chega ao Brasil pela segunda vez, o “país do futebol” recebe a vigésima edição da competição. Brasileiros eufóricos com o sucesso da copa das confederações acredita ser ainda maior os benefícios para o país com a vinda da copa do mundo.
O evento ocorrerá entre os dias 12 de junho e 13 de julho deste ano. Os jogos ocorrerão em doze cidades incluindo o Distrito Federal, mais precisamente Brasília.
O site oficial do governo sobre a copa do mundo publicou uma pesquisa da empresa Value Partners Brasil que a estimativa de arrecadação durante a copa seja de 183 bilhões de reais e 33 bilhões de reais em investimento de infraestrutura gerando um saldo de 150 bilhões de reais ao país. Serão cerca de 3,7 milhões de turistas circulando pelo Brasil, entre brasileiros e estrangeiros.
Maratona de Boston
Entretanto, é preciso lembrar que eventos de grande porte, onde todo o mundo estará de olho no país podem se mostrar atrativos para grupos terroristas cujo objetivo e dar maior visibilidade à sua causa projetando em âmbito internacional.
No dia 15 de abril, durante a realização da tradicional Maratona de Boston, edição 2013, duas bombas foram detonadas próxima à linha de chegada da competição na rua Boylston. As explosões mataram três pessoas e feriram 176