avaliação virtual de aprendizagem
A 1ª Ferrovia do Brasil
A Estrada de ferro Barão de Mauá foi a primeira ferrovia brasileira. Foi idealizada pelo empresário Irineu Evangelista de Souza, mais tarde conhecido como o Barão e Visconde de Mauá.
De acordo com a demanda do Brasil imperial estamos apresentando o projeto da primeira ferrovia brasileira. Com um trecho inicial de 14,5 km podendo chegar a 15,19 km em seu trecho inicial no Porto de Mauá no Rio de Janeiro com o trajeto feito a vapor, onde se iniciaria a subida por cremalheira para Petrópolis e Areal.
Em 27 de abril de 1852, a Presidência da Província do Rio de Janeiro, contratou Irineu Evangelista de Souza, a construção de uma Via Férrea que partindo do Porto de Mauá, fosse até a Raiz da Serra de Petrópolis.
Viemos então afundar o projeto que em 29 de maio do mesmo ano, na sede do Banco do Brasil no Rio de Janeiro, foi fundada a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, com capital de 2 Mil Contos de Réis, divididos em 10 mil ações de Duzentos Mil Réis cada, com Irineu sendo nomeado seu Presidente da Companhia.
Tal projeto foi apresentado pelos engenheiros ingleses Willian Bragge, Roberto Milligan (a quem coube à execução da Planta da Estrada) e Joseph Cliffe.
ESTAÇÕES Além das Estações em Mauá e Raiz da Serra possuía a Estrada uma terceira em Inhomirim, no meio do percurso. No porto Mauá, havia telheiros, armazéns e plataforma para movimento de cargas e passageiros, além de uma ponte marítima para o serviço que era feito por barcas de vapor entre o aquele porto e o da Prainha no Rio de Janeiro. As Oficinas estavam situadas na Raiz da Serra.
Mapa da Região abrangida pela E.F. Mauá. A Navegação à Vapor era feita a partir do Rio de Janeiro (12), indo até o Porto Mauá (Guia de Pacobaíba), em Magé (06).
CONDIÇÕES TÉCNICAS
Bitola: 1,676 m
Declividade máxima: 0,00125 (1/80)
Raio mínimo das curvas: 290,32 m
Alinhamentos retos: 12.550m
Alinhamentos