Terraplanagem 1
TERRAPLANAGEM
Disciplina: Arquitetura e Sistemas Construtivos
Professor: José Américo Tauil Martins
Terraplanagem: Conjunto de operações de escavação, carga, transporte e descarga com eventual compactação e acabamento executados a fim de passar-se de um terreno em seu estado natural para uma nova conformação topográfica desejada. Portanto pode-se afirmar que todas as obras de Engenharia Civil de grande ou pequeno porte, exigem a realização de trabalhos prévios de movimentação de terras. Por esta razão a terraplenagem teve o enorme desenvolvimento verificado no último século.
Terraplanagem Mecanizada: Os equipamentos mecanizados, surgidos em consequência do desenvolvimento tecnológico, apesar de apresentarem elevado custo de aquisição, tornaram competitivo o preço do movimento de terras, em razão de sua alta produtividade. Conforme exemplificado anteriormente, percebe-se a notável economia de mão de obra.
Introduzida pela mecanização, o que vinha de encontro à escassez cada vez maior do trabalhador braçal, decorrente, sobretudo da industrialização. Resumindo, pode-se entender que a mecanização surgiu em consequência de escassez e encarecimento da mão de obra, causada, sobretudo pela industrialização; e pela elevada eficiência mecânica dos equipamentos, traduzindo-se em grande produtividade, o que significou preços mais baixos se comparados com os obtidos manualmente, especialmente em razão da redução de mão de obra. Há também suas desvantagens; os grandes investimentos (alto custo) e a exigência de serviços bem planejados e executados. Suas vantagens são a redução da mão de obra, porém exige mão de obra especializada e permite que as operações sejam de grande volume de material em menos tempo.
Terraplanagem Manual: Até o aparecimento dos equipamentos