Terpenos
Os terpenos estão presentes no nosso cotidiano, uma vez que são muito encontrados (em pequenas quantidades) em seres vivos e desempenham importantes papéis na fisiologia vegetal. Além disso, apresentam grande valor econômico e para a saúde. O betacaroteno, por exemplo, é um tetra terpeno de importância significativa, primeiro pelo seu caráter antioxidante, segundo porque é o precursor da vitamina A, fundamental para uma boa visão. A vitamina D, muito importante para o desenvolvimento dos ossos, também é um terpeno, obtida a partir do colesterol, um tri terpeno. Alguns medicamentos têm, em sua composição, terpenos como o óleo de madeira de cedro, o eucaliptol, o mentol, o cineol, o timol, entre outros. A indústria de cosméticos também utiliza terpenos na fabricação de perfumes.
Limoneno: um terpeno denominado limoneno é um óleo encontrado nas cascas de frutas como o limão e a laranja e sua estrutura corresponde a duas unidades de isoprenos ligadas, formando um anel. Sua formula é C10 H16.
Citronela: é um monoterpenóide, o principal componente na mistura dos composto químicos terpenóides, que dá ao óleo de citronela seu odor de limão acentuado. Sua formula é C10H20O.
É um álcool monoterpenóide, insaturado acíclico, derivado do citronal por redução, com odor de rosas, e que é encontrado em vários óleos essenciais.
Possui propriedades de repelência contra insetos e e pesquisas mostram sua alta eficiência contra mosquitos.
Vanilina : Vanilina é um aldeído fenólico, um composto orgânico com a fórmula molecular C8H8O3 ou C6H3CHO. Seus grupos funcionais incluem aldeído, éter e fenol. É uma das substâncias