Terpenos
Um alcadieno muito importante é o 2-metil-buta-1,3-dieno, mais conhecido como isopreno.
Essa molécula é chamada de unidade isoprênica, porque quando se unem várias moléculas iguais a essa, fórmula geral: (C5H8)n, originam-se substâncias de cadeias abertas ou fechadas, que formam uma classe de compostos denominada terpenos.
Na natureza, os terpenos são encontrados em sementes, flores, folhas, raízes, madeiras, etc. Os óleos das essências de perfumes extraídos de frutas e vegetais contêm muitos terpenos.
Um exemplo é o limoneno,1-metil-4-isopropenilcilohex-1-eno, de fórmula molecular C10H16. Esse terpeno é de origem natural, encontrado em frutas cítricas, principalmente na casca do limão e da laranja. Industrialmente é utilizado para produzir para-cimeno, produto utilizado principalmente como solvente industrial de tintas e vernizes, produção de resinas sintéticas, entre outros. Outros exemplo de terpeno é o betacaroteno (C40H56), de origem natural e que apresenta uma cor laranja-avermelhada, presente em quase todas as plantas, sendo a cenoura o exemplo mais comum. A cadeia betacaroteno é transformada em nosso organismo em duas moléculas de outro terpeno: a vitamina A, na qual é essencial para a visão e a sua carência causa a cegueira noturna.
O betacaroteno também auxilia no combate ao colesterol, estimula o sistema imunológico e age como antioxidantes , prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Uma outra função muito importante do betacaroteno é de atuar como “bronzeadora natural”, dando um aspecto bronzeado e dourado à pele por mais tempo, pois age como refletora dos raios solares e atua na formação da melanina, pigmento responsável por dar cor à nossa pele. Para finalizar, mais um exemplo de terpeno, a Carvona (2-Metil-5-(1-metiletenil)-2-ciclohexanona). Esta pertence à classe dos monoterpenos de fórmula molecular C10H14O, é uma cetona constituinte de óleos