Termoquimica, reação endotermica
Materiais
32 g de hidróxido de bário octaidratado [Ba(OH)2.8H2O]
11 g de cloreto de amônio ou 17 g de nitrato de amônio
Erlenmeyer [125 mL]
2 béqueres pequenos
Conta-Gotas
Termômetro [- 38º a 50º]
Pequeno pedaço de madeira
Pistilo e almofariz
Balança de Precisão
Um copo de água
Bastão de vidro
Passo 1
Se preciso, amasse os grãos de nitrato ou cloreto de amônio com a ajuda de um almofariz e pistilo, até que ele se encontre em pó (toda quantidade).
Passo 2
Pese 32 g de hidróxido de bário e 17 g de nitrato de amônio (ou 11 g de cloreto de amônio).
Passo 3
Molhe, com algumas gotas,o bloco de madeira e ponha sobre ele o erlenmeyer, fazendo com que a reação ocorra posteriormente.
Passo 4
Precauções
O frasco dever segurado com cuidado e não por muito tempo, devido a significante queda na temperatura. O sal de bário é tóxico se ingerido e ambos (amônia e bário) são nocivos a pele e podem causar pequenas irritações alérgicas.A inalação de vapor de amônia pode causar asfixia.
Passo 5
Antes da reação
Misture em um erlenmeyer o hidróxido de bário pré-pesado e um dos sais de amônio (nitrato ou cloreto). Agite a mistura com o bastão de vidro. Aguarde em torno de 2 minutos. Levante o erlenmeyer pelo pescoço e observe.
Passo 6
O que acontece ?
A reação entre o sal de amônio e bário, endotérmica, é dada pela seguinte equação :
Ba(OH)2 x 8 H2O + 2 NH4NO3 → Ba(NO3)2 + 2 NH3 + 10 H2O
Essa reação mostra um processo endotérmico e ilustra a interação entre as mudanças de entalpia e entropia em reações químicas espontâneas. Para que o processo seja espontâneo, a variação da energia livre ( ∆G) dada pela relação ∆G = ∆H - T∆S, deve ser negativa. No caso, a variação de entropia deve ser maior, em módulo, do que a variação de entalpia (que é positiva, devido ao calor absorvido da água). O aumento de entropia é relacionado ao aumento do número de párticulas e seu estado