termoquimica
A termoquímica, também chamada de termodinâmica química
Termoquímica é o ramo da Química que estuda as trocas de calor que ocorrem durante as reações. As reações químicas são acompanhadas por variações de energia que podem assumir as mais diversas formas: calor, luz, eletricidade, etc. De modo geral, o estudo das trocas energéticas associadas às transformações físicas e químicas é chamado de Termodinâmica; a sua aplicação às reações químicas é denominada de Termoquímica.
O calor não é a única forma de energia envolvida nos processos químicos. Assim, pode-se obter energia elétrica a partir de reações químicas em pilhas e baterias; organismos como os vaga-lumes são capazes de produzir luz por processos químicos, etc. As leis da Termodinâmica são aplicáveis a todas estas situações, permitindo determinar as quantidades de energia envolvidas nas reações químicas conhecendo-se os estados inicial e final do sistema, ou seja, os reagentes e produtos.
O objeto de estudo da Termoquímica são as trocas de calor. Os calorímetros são aparelhos capazes de medir o calor de uma reação química.
REAÇÃO EXOTÉRMICA REAÇÃO ENDOTÉRMICA
Reações exotérmicas e endotérmicas
REAÇÃO EXOTÉRMICA – Libera calor
As transformações químicas podem liberar ou absorver calor. As reações que liberam calor para o meio ambiente são chamadas exotérmicas (exo >para fora).
Processos exotérmicos são aqueles em que a energia, na forma de calor envolvido na reação, é liberada para o meio. Nesse tipo de reação,a vizinhança esquenta (tem sua temperatura aumentada),pois recebe o calor liberado na reação.
Exemplos:
A dissolução da soda cáustica em água ocorre com liberação de calor, o que faz a temperatura da água aumentar;
A formação de água líquida a partir de hidrogênio e oxigênio gasosos libera calor para o ambiente.
Outro exemplo, na condensação da água,que é a transformação do vapor de água para a água no estado liquido