Atividade de interpretação de texto - Fundamental II
Resumo:
* Mitos e lendas: características e exercícios de interpretação.
Lenda é uma narrativa de cunho popular que é transmitida, principalmente de forma oral, de geração para geração. As lendas não podem ser comprovadas cientificamente, pois são frutos da imaginação das pessoas que as criaram.
Durante algum tempo confundiu-se o mito com a lenda, embora os dois estejam relacionados a acontecimentos de um passado distante e fabuloso, diferem nos personagens. Os mitos têm os deuses como tema, enquanto que as lendas homens e animais. A lenda é considerada "história falsa" e o mito "história verdadeira".
O universo imaginário popular possui muitas lendas. No folclore brasileiro, as lendas mais conhecidas são: Curupira, Saci-pererê, Iara, Mula-sem-cabeça, Boto cor-de-rosa, Boitatá, entre outros.
Assembleia dos mitos
Reunidos em assembleia na grande clareira da mata, estavam os principais mitos do folclore brasileiro. Da Amazônia vieram o curupira, o anhangá, a matintapereira, que vira passarinho quando quer, o boto, que atrai as mocinhas para namorar dentro d'água, a boiuna e o mapinguari.
Do Nordeste vieram o quibungo e o capelobo. Da Mata Atlântica, a caipora e o gigante bicho homem.
Do sul do Brasil veio o boitatá, e do rio São Francisco, o famoso caboclo-d'água. Isso sem falar na mula-sem-cabeç;a e no lobisomem, que moravam em uma fazenda ali perto mesmo. A assembleia já estava começando quando chegou o curupira todo afobado. Acabara de chegar do Amazonas montado em um porco-do-mato. O porco estava cansadíssimo.
Inicialmente foi eleito o novo presidente da Asfobra (Associação dos Seres do Folclore Brasileiro), que deveria presidir a assembleia. Dos dois candidatos, o lobisomem e a mula-sem-cabeça, foi mais votado o lobisomem, mesmo porque se concluiu que a mula não tinha cabeça para presidir assembleia. Ela quis impugnar a eleição, alegando que o lobisomem era um mito europeu, mas ele provou