A termoquimica
A termoquímica, também chamada de termodinâmica química, é o ramo da química que estuda o calor (energia) envolvido, seja absorvido, seja produzido, nas reações químicas e quaisquer transformações físicas, tais como a fusão e a ebulição, baseando-se em princípios da termodinâmica. A termoquímica, genericamente, é relacionada com a troca de energia acompanhando transformações, tais como misturas, transições de fases, reações químicas, e incluindo cálculos de grandezas tais como a capacidade térmica, o calor de combustão, o calor de formação, a entalpia e a energia livre.
Termodinâmica é o nome que se dá ao estudo dos processos nos quais a energia é transferida como calor ou trabalho
A temperatura de um sistema é uma medida do movimento aleatório das moléculas do sistema. Este movimento aleatório, velocidade de translação de cada molécula, está associado à energia cinética molecular. Se existem diferentes temperaturas dentro de um corpo (ou dos corpos que formam um sistema), a questão consiste em medir a temperatura em um dado local e interpretar esta medida.
- Calor é definido como a transferência de energia por variação de temperatura
- Trabalho é uma forma de transferir energia sem variar a temperatura
História
A termoquímica apoia-se sobre duas generalizações. Estabelecida em termos modernos, eles são os seguintes:
1. Leis de Lavoisier e Laplace (1780): A transferência de energia acompanhando qualquer transformação é igual e oposta a transferência de energia acompanhando o processo reverso.
Lei de Hess (1840): A variação de energia (entalpia) total de uma reação é a soma das entalpias de reação das etapas em que a reação pode ser dividida.
Classificação das Reações:
Reação Exotérmica:
Reações que se realizam com liberação de energia (calor).
Reagentes → Produtos + calor liberado Ex: Queima do gás de cozinha (C3H8 + 5O2 -> 3CO2 + 4H2O + calor).
[Entalpia dos produtos] < [Entalpia dos reagentes] ΔH < 0
Reação Endotérmica:
Reações que se