2860740001/16

478 palavras 2 páginas
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: SUA NOVA REALIDADE

Educação é um processo contínuo e conduz o individuo a novas descobertas a fim de tomar suas próprias decisões, dentro de suas capacidades. Não tendo uma formula pronta a seguir, a formula é criada, desvendada a cada passo em que estimulamos os nossos educando. É o desenvolvimento integral do individuo: corpo, mente, espírito, saúde, emoções, pensamentos, conhecimentos, etc. Tudo para o próprio benefício da própria pessoa, para sua integração harmônica e construtiva com toda a sociedade.
Para buscarmos uma nação mais digna de sobrevivermos, temos que focar mais na educação, pois a mesma é o princípio das mudanças que precisamos. Só assim venceremos muitos obstáculos, um dos mais prejudiciais é o preconceito, seja pela raça, cultura, deficiência, se houver mais educação, haverá mais cultura e quem sabe assim todas as pessoas serão mais aceitas, independente de como são.
Ensinar é a transmissão de conhecimentos de um individuo para outro, proporcionando possibilidade de adquirir nova aprendizagem, não apenas ao discente mais também para o docente.
A pesquisa constitui-se em um conjunto de procedimentos que visam produzir um novo conhecimento e não reproduzir, simplesmente, o que já se sabe sobre um outro dado ou objeto em um determinado campo específico. Podemos trazer aqui a definição de Pedro Demo, para quem “pesquisa é a atividade científica pela qual descobrimos a realidade” (Demo, 1987, p. 23). Um vez definida a pesquisa, precisamos indagar sobre quais as razões de sua realização, não perdendo o foco, naquilo que deve motivar toda a pesquisa: a melhoria das condições de vida do homem.
A pesquisa faz da aprendizagem algo criativo, porque submete ao teste, a dúvida, ao desafio, desfazendo tendências reprodutivas. Sendo de responsabilidade do professor em ensinar, baseando em seus conhecimentos adquiridos com pesquisa, e não somente com graduação.
Se a pesquisa é a razão do ensino, o ensino é a razão da pesquisa. É

Relacionados