Termoquímica
As reações químicas como foram tratadas na frente 1 são sempre acompanhadas de trocas de energia, podendo apresentar diversas formas. Nessa aula vamos nos fixar na variação de calor, ou seja, na variação de entalpia.
REAÇÕES EXOTÉRMICAS E ENDOTÉRMICAS: VARIAÇÃO DE ENTALPIA
Do ponto de vista do fluxo de calor, podemos distinguir dois tipos de reação: Texto desenvolvido pelo Prof. Dr. Luis Fernando Peffi Ferreira - FEI
1.
Reações EXOTÉRMICAS: Onde existe liberação de calor pelo sistema reacional para o ambiente.
Ex.:
CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + 2H2O(l)
2.
Reações ENDOTÉRMICAS: Onde existe absorção de calor pelo sistema reacional do ambiente.
Ex.:
H2O(s) → H2O(l)
Como acabamos de ver em reações exotérmicas e endotérmicas existe uma troca de calor entre o sistema e o meio ambiente. Esse fluxo de calor esta relacionado com uma propriedade, dos sistemas reativos, chamada conteúdo térmico ou ENTALPIA. Em uma reação exotérmica a entalpia dos produtos gerados é menor do que dos reagentes. Essa diferença é a fonte do calor gerado. No caso da reação exotérmica acontece o oposto e a entalpia dos produtos é maior do que a dos reagentes. Para suprir a falta de energia dos reagentes o sistema absorve energia do ambiente. Ou seja:
∆H = H produtos − H reagentes < 0(calornegativo) ∆H = H produtos − H reagentes > 0(calorpositivo)
[ [
]
]
Termoquímica
Reagentes Produtos
entalpia
entalpia
Texto desenvolvido pelo Prof. Dr. Luis Fernando Peffi Ferreira - FEI
∆H0 Reagentes
Os princípios que acabamos de ver são baseados na lei de conservação da energia, ou seja, o fluxo de calor observado no meio ambiente é compensado pela variação da entalpia do sistema reacional.
EQUAÇÕES TERMOQUÍMICAS
O calor liberado ou absorvido por um sistema que sofre uma reação química é determinado em aparelhos chamados calorímetros. Estes variam em detalhes e são adaptados para cada tipo de reação que quer se medir o calor.