Termofixos
Termofixos, também conhecidos como termorrígidos, são plásticos que não apresentam variações de rigidez provenientes de temperatura, diferentemente do termoplástico que pode amolecer e fundir-se. Eles apresentam ligações químicas covalentes, que são responsáveis pelas ligações cruzadas entre as cadeias, as quais só são rompidas com a introdução de elevadas quantidades de energia que usualmente levam também ao rompimento das ligações constituidoras das cadeias poliméricas (com a consequente degradação – queima do polímero).
Podemos citar entre os termorrígidos, os mais usuais. São eles:
Fenol Formaldeído (Baquelite);
Ureia Formaldeído;
Poliéster (Dracron);
Resina Alquídica;
Resina Epóxi;
Melaminas.
Fenol Formaldeído (Baquelite)
O composto técnico denominado Baquelite é um plástico industrial duro e denso, moldado sob processo de alta pressão e por aplicação de calor. . É uma resina quimicamente estável e resistente ao calor, isolante e foi um dos primeiros plástico desenvolvido. Chamado tecnicamente de polioxibenzimetilenglicolanhidrido.
É referenciado por normas internacionais: ASTM, NEMA.
Foi inventada por volta de 1909 por Leo Baekeland, químico americano de origem belga, que empreendeu suas pesquisas entre 1907 a 1909.
Possui a cor preta mas atualmente existem já tecnologias desenvolvidas onde a baquelite pode ser pintada com diversas cores e ainda receber tratamentos de superfície, que melhoram o acabamento do produto.
Ao ser descoberta, a baquelite fez sucesso imediato, sendo utilizada na produção de discos musicais, tomadas, interruptores, cabos de panelas, telefones, bolas de bilhar, câmeras fotográficas, revestimentos de móveis (para esta finalidade a baquelite é conhecida como fórmica), carapaças de eletrodomésticos, peças de automóveis e na produção de algumas ferramentas.
Poliéster (Dracron)
O Drácon é produzido através da condensação de ácido tereftálico junto com etilenoglicol. Ele foi obtido entre 1947-48, sendo assim