Fichamento Ortega
Fundamentos da Bibliografia e Documentação – Prof. Laffayete Alvares Jr
Aluno: Taciana Royes dos Santos Coutinho – 2013.2.332.002 – Telefone: 9-6969-6223
Fichamento: Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação.
Referências:
ORTEGA.C.D. Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação – v.5, n.5, out., 2004.
Citações:
“ [...] A partir do final do século XIX até metade do século XX, observam-se estudos e práticas de abordagens distintas que, ora convivem independentes, ora entram em conflito, ora assistem à dominação ou à assimilação de uns pelos outros” (ORTEGA, 2004, p.1)
“Define-se Biblioteconomia, no seu sentido restrito, como a área que realiza a organização, gestão e disponibilização de acervos de bibliotecas, e a Bibliografia como atividade de geração de produtos que indicam os conteúdos dos documentos, independentes dos espaços institucionais em que estes se encontrem. Neste sentido, em fins do século XIX, a Bibliografia foi aprimorada e tornada autônoma como decorrência da sedimentação da Documentação (de cunho essencialmente europeu), ao mesmo tempo em que a Biblioteconomia desenvolvia e disseminava o projeto da biblioteca pública moderna, de acesso universal, amplo e gratuito (particularmente nos Estados Unidos).” (ORTEGA, 2004, p.1)
“As consequências da Segunda Guerra Mundial, tanto de evolução quanto de reconstrução, e o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido a partir dos anos 50 com o surgimento dos computadores figuram como elementos importantes no quadro internacional, influindo sobre o modo como a ciência e as técnicas relacionadas à organização da informação caminharam em cada cultura. Estas manifestações ocorridas de formas particulares mas com origens comuns, e em períodos distintos porém próximos, desembocaram em uma nova área que