fichamento
DISCIPLINA:
PROFESSOR:
AUTORA (O) DO FICHAMENTO:
1 OBRA EM FICHAMENTO:
LYRA FILHO, Roberto. O Que É Direito? 11ª edição, 2005. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.
2 REFERENTE: Selecionar trechos, extraídos da obra em fichamento que, a juízo da(o) acadêmica(o), auxiliem na compreensão da obra.
2.1 “A maior dificuldade, numa apresentação do Direito não será demonstrar o que ele é, mas dissolver as imagens falsas ou distorcidas que muita gente aceita como retrato fiel.” (p. 03)
2.2 “[...] a palavra que mais frequentemente é associada a Direito, veremos aparecer a lei, começando pelo inglês, em que law designa as duas coisas.[...]” (p. 03)
2.3 "A identificação entre Direito e Lei pertence, aliás, ao repertório ideológico do Estado, pois na sua posição privilegiada ele desejaria convencer-nos de que cessaram as contradições, que o poder atende ao povo em geral e tudo que vem dali é imaculadamente jurídico, não havendo Direito a procurar além ou acima das leis. [...]” (p.08)
2.4 “Repare o leitor na arrogância em que todo governo mais decididamente autoritário repele a “contestação” (como se as remodelações institucionais não fossem uma proposta admissível e até parcialmente reconhecida em leis – no caso das emendas constitucionais, por exemplo); [...] na irritação com que fala em radicalismo de toda oposição que ameace trocar, mesmo que pelas urnas, o estado de coisas presente; [...]” (p. 09)
2.5 “[...] no sentido mais amplo, o que é Direito (com ou sem leis), mas é preciso esclarecer, igualmente, que nada é, num sentido perfeito e acabado; que tudo é, sendo. Queremos dizer, com isto, que as coisas não obedecem a essências ideais, criadas por certos filósofos, como espécie de modelo fixo, um cabide metafísico, em que penduram a realidade dos fenômenos naturais e sociais.” (p. 12)
2.6 “ Nesta perspectiva, quando buscamos o que o Direito é, estamos antes perguntando o que ele vem a ser, nas transformações incessantes do