Direito
Elaborado por: Kaique Gabriel Cambrone Disciplina: Metodologia Científica Professor: Helen Danyane Caetano S.
Autor (es)
LYRA FILHO, Roberto
Ano
1986/2007
Título
O que é Direito
Fonte
Livro
Editor (a)
Brasiliense
Local
São Paulo
Páginas
p. 93
As diferenças dos termos usados proporciona no nosso entender daquilo que sempre estivermos disposto a conceituar como Direito.
p. 07 “A lei emana do Estado e permanece, em última análise, ligada á classe dominante, pois o Estado, como sistema de órgãos que regem a sociedade politicamente organizada, fica sob o controle daqueles que comandam o processo econômico, na qualidade de proprietários dos meios de produção.”
p. 08 O direito anda em conjunto, de acordo com as normas do estado.
p. 09 “Não há verdadeiro estabelecimento dos Direitos Humanos, sem o fim da exploração; não há fim verdadeiro da exploração, sem o estabelecimento dos Direitos Humanos”.
p. 11
O significado de Ideologia no início era o estudo da origem do funcionamento das ideias em relação aos signos que as representam; logo após veio a ser o conjunto de ideias de uma determinada pessoa ou de um grupo, a ser estruturas de varias opiniões, classificadas em certo padrão.
p. 14 Para o pensamento de Ortega as ideias era como algo que veríamos a adquirir por um esforço mental deliberado juntamente com um com um maior grau de senso crítico.
p. 16 Sendo assim considerando Ideologia como uma crença falsa, uma suposta “evidencia” não refletida que traduz uma deformação inconsciente da realidade, isolamento, e sim, em meio social.
p. 16 “O fato é que não se pode reconduzir, em linha reta, qualquer fenômeno ideológico á organização socioeconômica.”
p. 18 O método de Marx relembrava que não estamos totalmente livres e nem totalmente determinados. Se somos capazes de superar as determinações, então