Fichamento 1
Centro e Educação Superior da Região Sul
Arquitetura e Urbanismo
Teoria e Projeto Urbano II
Professora: Adriana
Acadêmica: Caroline Rasche
Fichamento 01
ORTEGA, Sandra Mara. Cidade e memória: do urbanismo “arrasa-quarteirão” a questão do lugar. Arquitextos, São Paulo, 10.112, Vitruvius, sep 2009.
Cidade e memória: do urbanismo “arrasa-quarteirão” a questão do lugar
O homem para se orientar, ou em busca de referência, precisa perceber o ambiente em que se encontra, isto ajuda na percepção que o usuário tem do espaço ao seu redor, e esta percepção, dependendo se é fácil ou difícil, nos mostra o quão legível é o espaço, e a relação que o habitante tem com ele.
Na nova realidade que começa a se impor, o ser humano está deixando de assumir o estatuto de extraterritorialidade e o mundo material deixando de ser um dado intangível. nesse sentido, desde os anos 60, o tema memória vem merecendo destaque cada vez maior nos estudos sobre as cidades, numa perspectiva de abordagem que se contrapõe ao pensamento e prática do Movimento Moderno Internacional, especialmente no que se refere ao descaso em relação às características históricas, geográficas e culturais que dão identidade ao lugar.
“...a memória é constituída de impressão, de experiência e sua importância e significado especial estão no fato de que ela é o que nós retemos e o que nos da nossa dimensão de sentido do mundo.: (pg. 1)
A arquitetura, o espaço urbano, o lugar, tornam-se o cenário onde nossas lembranças se situam e assim, ficam mais permeáveis a ação do homem, e estes estão expostos à realidade de suas ações, bem como de seus medos e desejos. Desse modo, um dos aspectos fundamentais na vida de uma cidade, é o conjunto de recordações que dela surgem.
Segundo Walter Benjamim, a memória é constituída de impressões, de experiências e sua importância e significado especial estão no fato de que ela é o que nós retemos e o que dá a nossa dimensão de sentido no