Africa
África
Raquel Vianna
Turma 82
Professora Eva
Relevo
No relevo da África destacam-se extensos planaltos, cortados por rios caudalosos que formam planícies fluviais.
Nos planaltos africanos localizam-se as principais formações montanhosas do continente, entre elas a Cadeia do Atlas, a Cadeia do Cabo, o monte Quilimanjaro (o ponto culminante da África) e os montes Quênia e Ruwenzori.
Localizadas na costa litorânea do Oceano Atlântico, do Oceano índico e do Mar Mediterrâneo, as planícies avançam para o interior do continente acompanhando os vales dos rios.
Dois desertos sobressaem na paisagem africana: o Saara e o Kalahari. Com cerca de 9.000.000 km², o Deserto do Saara se estende por uma vasta área na porção setentrional do continente. O Deserto do Kalahari, com cerca de 600.000 km², localiza-se no sul do continente. É habitado por tribos nômades que vivem de coleta e da caça.
Localização
Com 30.210.372 km², a África é o terceiro maior continente. E possui 54 países.
É cortada pelo trópico de Câncer, linha do Equador, trópico de Capricórnio e meridiano de Greenwich.
Ao norte, é delimitada pelo Mar Mediterrâneo; a leste, pelo Mar Vermelho e pelo Oceano Índico; ao sul, pelo encontro das águas oceânicas índicas e atlânticas; a oeste, pelo Oceano Atlântico.
Localiza-se no hemisfério norte e sul, e a maior parte no hemisfério leste.
Até o séc. XIX a África esteve unida à Ásia por uma estreita faixa de terra entre o Mediterrâneo e o Mar Vermelho, denominado istmo de Suez. A necessidade de articular o comércio entre o Mediterrâneo e o índico resultou na construção do Canal de Suez, concluído em 1869.
Hidrografia
Os rios são mal distribuídos por conta da presença de diversas áreas de clima desértico, o que agrava a situação de seca e escassez de água em várias localidades do continente. Na região do Saara existem muitos rios temporários.
O rio Nilo, o segundo maior do mundo em extensão, foi historicamente aproveitado para