termodinamica
1ª Lei da Termodinâmica
A Lei da Conservação da Energia diz que a energia não se ganha nem se perde, mas pode transferir-se de um sistema para outro. No caso dos sistemas termodinâmicos, esta lei chama-se a Primeira Lei da Termodinâmica.
A energia interna de um sistema pode variar devido à interação do sistema com a sua vizinhança. Esta energia varia se entrar ou sair energia através da fronteira do sistema como trabalho (W), calor (Q) ou radiação (R).
Portanto:
Eint W Q R
(sistema não isolado)
Num sistema isolado a energia interna permanece constante, pelo que a variação da energia interna é nula.
Eint 0
(sistema isolado)
A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas
Eint W Q R
Na expressão apresentada as quantidades de energia Q, W e R são valores algébricos: positivos sempre que representam energia recebida pelo sistema e negativos no caso contrário. Calor, Q
O ar com elevada temperatura que sai da lareira faz aumentar a energia interna do ar da sala.
Trabalho, W
O trabalho realizado, devido à fricção que a broca exerce na peça metálica, faz aumentar a energia interna desta. A temperatura da peça metálica aumenta muito, sendo necessário água para a diminuir.
Radiação, R
As micro-ondas atingem as moléculas de água dos alimentos e fazem com que elas se alinhem, ora num sentido ora noutro, à frequência de 2450 MHz. Estes movimentos internos bruscos e repetidos são responsáveis pelo aumento da energia interna dos alimentos, revelado pela elevação da temperatura.
A energia no aquecimento/arrefecimento de sistemas
2ª Lei da Termodinâmica
Dois corpos, inicialmente a temperaturas diferentes, acabam por atingir o equilíbrio térmico (ficam à mesma temperatura) se forem postos em contacto. O mais quente arrefece e o mais frio aquece. O primeiro cede energia (na forma de calor) e o segundo recebe energia.
Será possível ocorrer o