experiencias
A primeira coisa que a gente tem que saber pra entender essa reação, é que se a gente misturar amido e iodo se forma uma solução azul, e se a concentração for alta ela fica num azul bem escuro, a nossa mistura só não fica azul na hora que a gente mistura porque a vitamina C não deixa, a vitamina C transforma o iodo em íons de iodo e se misturar íons de iodo com amido a mistura não fica azul, só que a água oxigenada sela o efeito da vitamina C. Resumindo, no começo da experiência a gente tem iodo, ele reage com a vitamina C e se transforma em íons de iodo. Esses íons reagem com a água oxigenada e viram iodo de novo que reagem com a vitamina C se transforma em íons de iodo que reagem com a água oxigenada e viram iodo e assim vai até a água oxigenada ou vitamina C acabarem, na mistura que a gente fez a vitamina C acaba primeiro e ai o iodo não é mais consumido e fica livre pra reagir com o amido, e quando ele reage com o amido é a hora que ele fica azul.
Serpente do Faraó
O que faz a serpente subir é a combustão da sacarose, que é o nome químico do açúcar. Quando ele queima, parte vai embora na forma de gás carbônico e outra parte na forma de água. Porém uma porção do carbono fica e cresce formando a serpente. Já o bicarbonato de sódio, ao ser queimado, se decompõe e forma água e gás carbônico. Esse gás forma bolhas que fazem o experimento ficar cada vez maior.
Nebulosa Engarrafada
Esse pequeno artigo de decoração pode até não parecer um processo químico, mas é sim. Não é uma coisa grande como as outras experiências, mas é um brinde legal pra vocês lembrarem da nossa feira. O que está acontecendo dentro dessa garrafinha é uma mistura homogênea que parece ser heterogênea. Pra começar, uma mistura é homogênea quando é formada por apenas uma fase, ou seja, não se consegue diferenciar as substancias, e heterogênea quando as substancias podem ser diferenciadas a olho nu, como uma mistura de água e óleo. Na nossa mistura usamos água e corante o que a