termodinamica
A termodinâmica é o ramo da Física que estuda as relações entre o calor (energia térmica em trânsito, que ocorre em função da diferença de temperatura entre os corpos) e o trabalho realizado (energia), sob a presença de um corpo ou sistema e o meio exterior. É através das variações de temperatura, pressão e volume que a Física busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza. Sua origem baseia-se na invenção e no aperfeiçoamento da máquina térmica.
O calor e o trabalho são formas equivalentes de mudar a energia de um sistema. A energia total de um sistema é constante. A variação de entalpia que acompanha um processo é igual ao calor liberado sob pressão constante.
A termodinâmica é essencial para a química. Ela explica por que as reações ocorrem e permite a predição do calor que elas liberam e o trabalho que podem executar. A termodinâmica tem um papel importante em todos os aspectos de nossa vida. Assim, o calor liberado na queima de combustíveis é usado para comparar o valor do combustível. Da mesma forma, a energia liberada pelos alimentos industrializados é registrada nos rótulos.
Na termodinâmica temos a lei zero , a primeira lei, a segunda e a terceira.
2. HISTÓRIA
Na antiguidade, com o descobrimento do átomo, o calor foi considerado como sendo resultado do movimento interno dos corpos. No século 16, Fahrenheit apresenta o termômetro e sua escala. Anders Celsius adaptou essa teoria, estabelecendo os limites de sua escala: os pontos de ebulição (100ºC) e de congelamento da água (0ºC). A temperatura é, provavelmente, o primeiro conceito termodinâmico. No final do século 16, Galileu inventou o termômetro rudimentar, com o objetivo de medir uma quantidade, até então indefinida, que expressasse as sensações fisiológicas de calor e frio.
Em 1765, James Watt inventa a primeira máquina a vapor moderna, dando origem à Primeira Lei da Termodinâmica que traduz a conservação da energia: