Tipo de empresa
Você vai precisar de quatro áreas distintas em seu salão de cabeleireiro: Recepção e vendas de produto, lavagem, corte / serviço e armazenamento. A maior delas, é claro, deve ser a sua área de serviços que deve ocupar cerca de 50% do espaço. Cerca de 20% do espaço deve ser alocado para o vendas/recepção, 10% para a área de lavagem e os 20% restantes para armazenamento e uma área de sala de descanso dos funcionários. O banheiro empregado / cliente e seu escritório também devem estar localizado nesta área.
Você irá precisar de: cadeiras para corte, espelhos, lavatórios, estações de trabalho para seus estilistas, cadeiras e mesas para sala de espera do cliente, área de recepcionista, telefone, computadores, armários para equipamento, prateleiras para produtos e equipamentos de lavagem. Você também precisará de toalhas, cestos, aventais, rolos de cabelo, shampoo, condicionador, tinturas, tratamentos, secadores de cabelo, chapinhas, luvas, desinfetante, blusas, grampos de cabelo e outras variedade enorme de itens básicos.
• Instalações (higiene, layout, material e pessoal): Centro de Vigilância Sanitária – adequação às normas – existem normas especificas para manicuro, pedicuro e podólogos.
• Licença de funcionamento: Cadastro o CEVS (Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária) e na autoridade municipal.
• Estrutura empresarial – Prefira ser cadastrado como microempresa (ME) ou Empresa de pequeno porte (EPP). Este enquadramento permite tratamento diferenciado em vários órgãos bem como isenção e redução de taxas.
• Vistoria Móvel : É preciso aprovação do Corpo de Bombeiros quanto às instalações e questões de segurança.
• Abertura da empresa – É preciso já ter firmado o contrato de locação comercial.