Termo de consentimento de pesquisa genética
Fundamento
Esta atividade compreende a elaboração de um termo de livre consentimento que atenda aos requisitos dispostos na resolução 466/12 para cada prática a ser realizada no componente curricular Bioquímica Médica.
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Você está sendo convidado(a) como voluntário(a) a participar da pesquisa: A essência do ser humano
OBJETIVOS DA PESQUISA Coletar material biológico dos alunos do Curso de Medicina para a realização de exame de DNA.
JUSTIFICATIVA DA PESQUISA Explicar porque e o quanto é fundamental a efetivação do trabalho de pesquisa, bem como demonstrar a relevância do tema escolhido para a evolução da humanidade.
PROCEDIMENTOS DE COLETA DOS DADOS Para a coleta das células bucais será utilizado o swab. Sem tocar na ponta de algodão, o Swab será esfregado por cerca de 90 (noventa) segundos em uma das bochechas, girando-o lentamente (se coletar por tempo inferior corre-se o risco de não obter amostra suficiente). Em seguida, o swab será colocado diretamente dentro do tubo eppendorff. O procedimento de coleta deverá ser repetido, agora com o outro swab, na outra bochecha. Logo após, os tubos de ensaio devem ser colocados dentro da embalagem plástica e fechados. Deverá ser preenchida a data e horário da coleta das células bucais. A embalagem plástica e o formulário identificador serão colocados dentro do envelope branco e a fita colante deverá ser removida para fechá-lo. No caso da amostra ser inválida, será possível refazer a coleta.
RISCOS e DESCONFORTOS Como se trata de um simples procedimento de coleta da mucosa bucal, não se observa riscos ou desconfortos de quaisquer natureza.
BENEFÍCIOS
Engrandecimento intelectual da comunidade acadêmica, docentes e discentes. Ajudar no aprendizado e esclarecimento no estudo da bioquímica humana.
GARANTIA DE ESCLARECIMENTO Os alunos participantes estão cientes das razões e finalidades da pesquisa vigente e ratificam sua participação nesta.