termino
Faculdade de História
História do Brasil I (licenciatura)
Ingrid Miranda
Resenha: Rebeliões no Brasil Colônia
Goiânia
2012
Livro: FIGUEIREDO, Luciano. Rebeliões no Brasil Colônia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Luciano Figueiredo possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Minas Gerais, revoltas, mulher e família, bebidas alcoólicas. Nos últimos anos a ênfase de seus estudos concentrou-se na história das lutas políticas na Época moderna, na Europa e na América. Em seu livro Rebeliões no Brasil Colônia, o autor trata das rebeliões e movimentos armados coletivos que balançavam a América Portuguesa, aterrorizando as autoridades coloniais e metropolitanas no século XVII e XVIII.
O interesse do autor é apresentar aos leitores uma nova perspectiva de interpretação dessas rebeliões, discutindo como se organizavam os motins e como se dava o enfrentamento coletivo desse grupo perante as autoridades da colônia.
O livro se divide em sete capítulos. No primeiro momento, o autor procura fazer um panorama geral do tema, fazendo uma crítica à associação entre nativismo e rebeliões e apresentando alguns caminhos para orientar os estudos sobre este assunto. No segundo momento, o autor trabalha separadamente as seções correspondentes aos vários tipos de revoltas, explicando-as e apresentando alguns exemplos de onde ocorreram no Brasil.
No capítulo “Morte aos brancos, viva a liberdade!” trata as revolta dos nativos ao serem escravizados. As primeiras vistas houve uma relação amistosa entre índios e portugueses segundo a carta de Pero Vaz de Caminha. Mas