Freud Além da alma
Em 1889, Freud usou o método catártico de Breuer, para o tratamento de uma multiplicidade de queixas histéricas. O tratamento consistia em colocar o paciente em estado hipnótico a fim de acessar o seu inconsciente. Removendo os sintomas por meio de um processo de recuperação e verbalização dos sentimentos suprimidos, com os quais os sintomas estavam associados.
2- De acordo com o filme "Freud além da alma", explique a razão de Freud ter abandonado a técnica da hipnose.
Freud enfrenta alguns problemas ao hipnotizar alguns de seus pacientes, pois os mesmo não se deixavam hipnotizar ou tinham alguma resistência ao processo. Além do mais, Freud acaba por desenvolver o método de associação livre e interpretação dos sonhos, no qual é possível acessar o inconsciente do paciente sem utilizar a hipnose e mantendo o analisando em estado plenamente consciente.
3- Explique o que é a regra fundamental da Psicanálise e como Freud chegou a desenvolvê-la.
A associação livre e os sonhos formam o que Freud chama de via régia para o inconsciente. A regra fundamental da psicanalise é baseada na associação livre. Na associação livre o paciente é orientado a dizer o que lhe vier à cabeça, deixando de dar qualquer orientação consciente a seus pensamentos. É essencial que ele se obrigue a informar literalmente tudo que ocorrer à sua autopercepção, não dando margem a objeções críticas que procurem pôr certas associações de lado, com base no fundamento de que sejam irrelevantes ou inteiramente destituídas de sentido. A associação livre é o método terapêutico por excelência da psicanálise. Freud o inventou em substituição ao hipnotismo no tratamento das neuroses. Começou a utilizá-la no tratamento de Elizabeth Von R. que solicitou que Freud a deixasse associar livremente, sem pressionar a busca de uma lembrança específica.