biomoleculas
PRÉ-RELATÓRIO N° 2
ANÁLISE QUALITATIVA DE BIOMOLÉCULAS
Trabalho apresentado à Universidade Católica de Brasília como parte dos requisitos para aprovação na matéria de BIOQUÍMICA
INTRODUÇÃO
Biomoléculas são compostos químicos sintetizados por seres vivos que participam da estrutura e do funcionamento da matéria viva. Na sua maioria, compostos orgânicos, cujas massas são formadas em 97,5% de C, H, O e N (Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Azoto). Ou seja, vitaminas, Carboidratos, Lipídios, Proteínas etc. O elemento principal é o carbono, pois é capaz de formar quatro ligações.
Nosso corpo contém milhares de diferentes proteínas, aproximadamente 50% do seu peso seco consiste de proteínas. Estas fornecem suporte estrutural (músculo, colágeno), ajudam o organismo a se movimentar (músculo), ajudam a transportar substâncias químicas de uma parte a outra (hemoglobina), regulam a ocorrência de certas reações químicas (hormônios) e catalisam uma série de reações químicas (enzimas).
Os Aminoácidos são os “blocos de construção” das proteínas. As proteínas são polímeros de condensação a partir de aminoácido. Aminoácidos são compostos orgânicos que contêm dois grupos funcionais: um grupo amina (--NH2) e um grupo ácido carboxílico (--COOH). Cada um desses grupos funcionais pode existir de duas formas: uma forma ionizada (--NH3+ e –CO2-) e outra não ionizada (--NH2 e –CO2H). Se ambos os grupos estão em sua forma ionizada é chamada de zwitterion. Em um ambiente polar com pH fisiológico, os aminoácidos se encontram predominante na forma zwitteriônica.
Quase todos os aminoácido que constituem as proteínas são alfa-aminoácidos. Em uma alfa-aminoácido, o grupo amina está numa extremidade da moléculas e o grupo ácido está na outra extremidade. Entre esses dois grupos, um único átomo de carbono alfa está ligado a um átomo de hidrogênio e um grupo orgânico (denominado R) ou outro átomo de hidrogênio.