termino de curso
Função:
A trava elétrica consiste basicamente de um sistema eletro-mecânico agregado à porta e acionado eletronicamente através das chaves do veículo ou com o auxilio de um alarme automotivo.
Nos automóveis, os alarmes recebem um código do controle remoto que pode ter combinações infinitas de números que são captadas por uma centralina, um dispositivo que identifica os códigos numéricos e os transforma em pulsos elétricos que acionam o motor da trava e abrem e fecham as portas, ela dispõe de um motor pequeno que movimentam várias engrenagens em seu interior assim, ela trava e destrava o carro.
O controle dispõe geralmente de uma bateria que o alimenta, a carga da bateria determina o alcance do controle. Normalmente ele tem um led que avisa quando é efetuada alguma operação. As travas podem ser acopladas ao alarme do carro, tornando mais prático ainda a armação do alarme e travamento do carro por um único só comando.
Também hoje em dia é possível outras operações pelo controle remoto, como destravar o porta-malas, ou mesmo abrí-lo dependendo do modelo do automóvel. Embora ainda raros, pode-se também usar travas elétricas em outros locais, como portas e portões residenciais.
Tipos:
As travas elétricas dos carros são dois tipos, a Mestre e a escravo.
A trava mestre é compostas por duas partes: 1) A trava em si e 2) Sensor de posição do pino (levantado ou baixado). Portas dianteiras.
A trava escravo só contém o mecanismo da trava. Portas traseiras.
Componentes :
Causas e defeitos:
Testes:
Tem trava com dois e três fios. teste por breve intervalo, senão queima.
Trava com 2 fios:
Só ligar diretamente na bateria, invertendo o sentido o pino sobe ou desce.
Trava com 3 fios:
O fio do neutro, teste com multímetro o que tem menor resistência ou identifique pela cor.
O neutro é ligado ao negativo da bateria. Ligando um dos outros no positivo, um faz subi e outro faz descer.
Se a trava for mestre (porta do motorista), ela tem