termicos e termoquimicos
Tema: térmicos e termoquímicos
25/06/14
Introdução
Através desse trabalho veremos tratamentos em aços que são térmicos ou termoquímicos envolvendo o aquecimento e resfriamento e a dissolução de elementos químicos.
Conclusão
Pode-se então concluir que tratamento térmicos são aquecimento e resfriamento podendo modificar as propriedades mecânicas de um aço, torná-los mais duro, mais mole, mais maleável e termoquímicos são tratamentos que fazem o endurecimento superficial do aço através da difusão de elementos químicos que são muito usados hoje em dia.
Referencias bibliográficas http://www.ifba.edu.br/metalografia/arq/termoquimicos.pdfhttp://www.protolab.com.br/TratamentosTermicos.pdfwww.ebah.com.br/content/ABAAAANe0AI/tratamentos-termoquimicos www.ebah.com.br/content/ABAAAAWGkAL/tratamentos-termicos
Tratamentos Térmicos
Definição: O homem descobriu que com aquecimento e resfriamento podia modificar as propriedades mecânicas de um aço, torná-los mais duro, mais mole, mais maleável entre outras opções.
Descobriu também que a agilidade com que o aço era resfriado e a quantidade de carbono que possuía ajudava nessas alterações.
Esse processo de resfriar um aço, faz com que mude suas propriedades, sendo assim um TRATAMENTO TÉRMICO.
Tratamento Térmico usa 3 fases distintas que são: AQUECIMENTO, MANUTENÇÃO DE TEMPERATURA E O RESFRIAMENTO
Tipos: Origina-se por duas classes: Tratamentos simples que são aquecimento e resfriamento, que modificam as propriedades de toda a massa do aço Têmpera, Revenimento, Recozimento. E os Tratamentos que modificam as propriedades somente numa fina camada superficial da peça. Que são tratamentos no qual a peça é aquecida juntamente com produtos químicos e resfriado que são processos chamados de Cementação e Nitretação. Têmpera :É o tratamento térmico aplicado aos aços com porcentagem igual ou maior do que 0,4% de carbono. O efeito principal da têmpera num aço é o aumento de dureza.