Tratamento térmico
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Ana Caroline
Ana Liz
Ariane Mara
Jéssica Thais
TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOQUÍMICOS
Belo Horizonte
2015
Ana Caroline
Ana Liz
Ariane Mara
Jéssica Thais
TRATAMENTOS TÉRMICOS E TERMOQUÍMICOS
Relatório apresentado à disciplina de Seleção de Materiais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais que tem por finalidade conhecer as etapas do processo de tratamento térmico.
Professor: Luciano Andrade
Belo Horizonte
2015
RESUMO
Para a realização desse trabalho foram utilizadas diversos tipos de aço. Cada amostra sofreu um tipo de tratamento térmico, foram lixadas e medidas suas respectivas durezas. Os ensaios foram realizados segundo as normas da NBR NM 136 - Tratamentos térmicos de aço – Terminologia e definições Out/2000.
Palavras Chaves: Aços, Tratamento Térmico, Durezas.
1 INTRODUÇÃO
Tratar termicamente um aço significa aquecê-lo em velocidade adequada, mantê-lo em temperatura por um tempo suficiente para que ocorra a transformação de fase da ferrita para a austenita, num processo denominado de austenitização do aço, e resfriá-lo em um meio adequado de modo a adquirir as propriedades mecânicas finais, desejadas. Os tratamentos térmicos são divididos em dois grupos e termoquímicos. O primeiro grupo é denominado de calórico e está associado a processos que envolvem o aquecimento de peças, sem adição de elementos químicos na superfície do aço. O segundo grupo está associado a processos que envolvem aquecimento e adição de elementos químicos na superfície do aço e são denominados de tratamentos termoquímicos. Os tratamentos térmicos podem ser divididos em: recozimento, normalização, têmpera, revenimeto , martêmpera, austêmpera, solubilização, esferoidização e coalescimento. Sendo eles:
Recozimento: O recozimento é um tratamento térmico que consiste no aquecimento à temperatura de austenitização, permanência